Home » Notícias

Emilio Morenatti ferido no Afeganistão

[ | 12 ago 2009 | 12 Comments | 2.785 visitas ]

morenatti_01

Após ler o post de ontem sobre o “elogio da proximidade” citando Capa e a proximidade necessária para fotojornalismo , ficamos muito tristes em ler a notícia de que o espanhol Emilio Morenatti, fotógrafo da AP, um dos fotojornalistas mais expressivos atualmente,  e o câmera Andi Jatmiko foram feridos no Afeganistão após um ataque a um comboio militar em que viajavam. Jamitko sofreu alguns ferimentos e duas costelas quebradas. Emilio sofreu ferimentos mais graves e teve um pé amputado.

Emilio Morenatti foi premiado como  Newspaper Photographer of the Year de 2009 da Pictures of the Year International, recebeu menção honrosa do World Press Photo em 2007, entre outros prêmios.

Desejamos uma rápida e completa recuperação aos jornalistas.

Veja mais fotos de Emilio Morenatti aqui e aqui.

morenatti_03

morenatti_02

Veja mais posts de

Não gostei!Gostei! (Saldo de votos: +2, Total de votos: 2.)
Loading ... Loading ...




12 Comments »

  • leo caobelli said:

    Grande estréia IG!
    Reza a lenda que, antes do Paraty, os 3 Garapas vão tomar algumas canecas com os 2 Lost Art, é verdade?
    Abraços e seja mais do que bem vindo

  • ig / Lost Art (author) said:

    Leo,

    preferiamos não começar com um post tão triste, mas achamos a informação relevante…

    Sobre o nosso encontro, não é lenda, é verdade! E estaremos lá pela duração do festival…

    [ ]s ig

  • leo caobelli said:

    Pois é, proximidade é algo que nos fascina e que, por isso mesmo, quase nos cega.
    Poderíamos discutir o tema por horas e nunca entenderíamos de fato o que nos leva a escolher pela exposição a situações potencialmente mais perigosas do que o cotidiano tido como normal nos traria.

  • Simonetta said:

    Pois é e a primeira vítima desta proximidade foi o próprio Capa. Mesmoa assim, acho ela muito mais importante do que tantas firulas photoshopentas. Pelo menos para o fotojornalismo! Prefiro um Morenatti a muitas brincadeiras imagéticas. Pena, triste. Mas alguém que faz valer sua profissão e não brinca de fotojornalismo

  • Mônica Maia said:

    Pois é, continuo acreditando nos Fotojornalistas que se aproximam dos acontecimentos para contarem suas histórias. Na forte torcida pela recuperação dos jornalistas e um VIVA aos Morenattis e Jatmikos!!!

  • Nuno Sousa said:

    Um acidente como este deveria servir para nos questionarmos sobre a actual crise internacional que os fotojornalistas vivem. Cada vez mais desvalorizados pelos detentores dos média, sacrificam-se a este ponto e não vêm o seu trabalho reconhecido. Haja justiça!

  • Paraty em Foco 2009 » Blog Archive » Emilio Morenatti ferido no Afeganistão said:

    [...] no blog do Paraty em Foco. O post foi a primeira colaboração do Lost Art ao [...]

  • @vlademir_ said:

    A fotografia tem o poder de expandir-se no tempo. Tenho a sensação que a fotografia é outro que surge de dentro. Algo que não sei explicar. Não conheci Mário, mas ele deve ter sido assim. Penso depois de ler o belo texto de Claudio Feijó.

  • Jussara Martins said:

    Infelizmente é o resultado da proximidade real. A necessidade da vontade de enxergar e sentir o que se fotografa. Pessoas assim fazem o fotojornalismo valer e seria ótimo se fossem blindados contra situações assim. Mas são seres humanos mostrando como vivem outros seres humanos e outros nem tão humanos assim. Envolvimento é muito pouco para definir um profissional desses!
    Parabéns aos que realizam o blog. Espero poder conhecer alguns desses talentos em Paraty. Até

  • “Emilio Morenatti: un periodista de raza” - PicturaPixel said:

    [...] Emilio Morenatti ferido no Afeganistão … ficamos muito tristes em ler a notícia de que o espanhol Emilio Morenatti, fotógrafo da AP, um dos fotojornalistas mais expressivos atualmente, e o câmera Andi Jatmiko foram feridos no Afeganistão após um ataque a um comboio militar em que viajavam. Jamitko sofreu alguns ferimentos e duas costelas quebradas. Emilio sofreu ferimentos mais graves e teve um pé amputado. O fotojornalista espanhol Emilio Fernández Morenatti, de 40 anos, perdeu o pé esquerdo numa explosão no Afeganistão. O jornalista, de 40 anos, foi ferido na última terça-feira no sul do Afeganistão quando o veículo de militares americanos no qual estava passou sobre uma mina terrestre muito forte. El fotógrafo español Morenatti abandona Dubai con destino a EE.UU. Abu Dabi (EFE).- El fotógrafo español Emilio Fernández Morenatti, que resultó herido por una bomba en Afganistán, abandonó esta mañana Dubai rumbo a Baltimore (EEUU), donde será ingresado en un hospital especializado para continuar su tratamiento. Veja o vídeo. © Emilio Morenatti Eleições presidenciais movimentam o Afeganistão [...]

  • Paraty em Foco 2009 » Blog Archive » Emilio Morenatti recuperado said:

    [...] fotógrafo da AP, Emilio Morenatti, que foi ferido no Afeganistão e teve que amputar um pé,  já está parcialmente recuperado e [...]

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.