Home » Blogosfera

…e o prêmio esso de fotografia vai para……arnaldo carvalho!!!

[ | 10 dez 2009 | 2 Comments | 8.624 visitas ]

Um prêmio ganho é um prêmio para vida toda né?? E este que Arnaldo Carvalho recebeu pela foto do trabalho realizado ano passado pela equipe do Jornal do Commercio de Pernambuco, que percorreu os 9 estados do Nordeste traçando o caminho da Fome é mais do que merecido mesmo. E é o famoso, almejado, bom e reconhecido Prêmio Esso. No último dia 08, Arnaldo protagonizou literalmente a Vitória do Prêmio, já que a personagem principal da foto, se chama Ana Vitória que havia ficado cega dos dois olhos por inanição e desnutrição. Triste é saber que depois de mais de 60 anos de publicação do compêndio Geografia da Fome, pelo geógrafo e médico, Josúé de Castro, o episódio da fome continua gravemente alarmando crianças e famílias, principalmente no interior do Nordeste. Uma denúncia, comovente demais… E não é como dizem alguns editores e fotógrafos por aí pelo mundo de meu Deus, “mais uma foto de pobre passando fome, com nariz escorrendo e olho remelento“. É a fome em uma das suas piores consequências denunciada em uma imagem que não precisa de muito mais do que se apresenta para nos fazer pensar!!!! E é um fotógrafo mirando uma menina que não pode mais enxergar… Dor ao dobro!!! Ao triplo!!
Este tipo de prêmio é que vale o exercício da profissão de fotojornalista. Acompanhem a evolução positiva, de Ana Vitória, apesar de outros problemas que surgiram com ela em decorrência da cegueira, publicada pelo blog Pictura Pixel. Pois, parabéns Arnaldo e ao Jornal do Commercio que levou também o Prêmio Maior Esso de Jornalismo 2009, e o de Criação Gráfica – Jornal. E congratulações não somente pelo ganho, mas pelo poder de denúncia escancarada e latente neste trabalho tão necessário de ser veiculado, premiado e levado a sério como marco para outros tantos que venham colaborar para a informação e a melhoria de uma sociedade sedenta de bons atos e de olhares mais atentos ao que acontece com quem, você mesmo fala, Arnaldo, “é invisível aos olhos e à alma do país”.
E a vaidade por ganhar um prêmio deste porte, é jogada no lixo!! Ainda bem!! Oxalá todos pensassem que um prêmio, não serve somente para por dinheiro no bolso e ganhar a tida ”fama”… E Arnaldo pensa melhor!! Colaborar para mudanças é ainda o melhor prêmio. E não sou católica! Marxista, talvez!! Parabéns, Arnaldo!! Virão outros prêmios e colaborações suas ao fotojornalismo, a melhoria dele e das questões sociais!! Tomara que sempre!! Boa sorte!

Veja mais posts de

Não gostei!Gostei! (Saldo de votos: +2, Total de votos: 2.)
Loading ... Loading ...




2 Comments »

  • Guilherme Bergamini said:

    A estética da pobreza, fome e miséria nunca será um tema batido, pois enquanto existir esta condição deplorável da vida de nossos cidadãos, a fotografia estará presente para denunciar e conscientizar tanto a população quanto o poder público. Parabens pelo "belo" trabalho!

  • Hans said:

    Vai ter foto do Arnaldo no Escambo!

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.