Home » Exposições, O Festival

Sonhos de Penelope {por Laura Artigas}

[ | 28 set 2011 | One Comment | 1.452 visitas ]

Quem esteve no espaço expositivo ao lado da Igreja da Matriz durante o 7º Paraty em Foco e viu desavisado a exposição da norte-americana Penelope Umbrico privou o cérebro de uma sinapse relevante.

Disfarçado de um atraente painel colorido feito por colagens de imagens de pôr-do-sol está uma provocação pertinente. O excesso de imagens produzida nos dias de hoje, o modo como as pessoas andam se representando nas plataformas fotográficas (câmeras portáteis e celulares), além da polêmica tecla da autoria, composição dos tempos de internet ainda bem desafinada, estão subentendidas neste e em outros trabalhos de Umbrico.


©Érika Garrida

Seus projetos andam rodando o mundo. Ela é formada em artes na Ontario College of Art em Toronto e fez mestrado na School of Visual Arts em Nova York. A câmera fotográfica, vejam só, só comprou recentemente.

Não é fotógrafa. Como ela, aliás, boa parte dos convidados desta edição do Paraty em Foco não o são, mas usam a fotografia como suporte para se expressarem. A constatação da notória quantidade de imagens produzidas atualmente também permeou o evento. Assim, a conferência de Penelope foi bastante pertinente como despedida do Festival.

©Érika Garrida

“65 bilhões de fotos estão no Facebook e, por dia, 3 milhões de imagens são salvas no Flickr”, avisa Umbrico. Em vez de produzir novas fotos ela resolveu criar usando as pré-existentes. Em 2006, ela digitou a palavra “sunset” na busca do site de compartilhamento de imagens Flickr, ela se deparou com mais de meio milhão de imagens. “O pôr-do-sol é o tema mais recorrente nos álbuns pessoais do Flickr”, sugere. Em sua última busca, no final de agosto, o número já estava em 9,673,302.

Ela decidiu então fazer uma painel com colagens dessas imagens. Primeiro uma montagem só com as fotos do sol, Suns (From Sunsets) from Flickr, 2006-ongoing, e depois de retratos de pessoas com o pôr-do-sol como cenário. Sunset Portraits, from 9,673,302 Flickr Sunsets on 8/31/11, ficou em cartaz durante o Paraty em Foco. Ficava de um lado do “muro” montado na tenda e For Sale/ TV’s From Craiglist estava do outro.


Exposição Sunset Portraits, from 9,673,302 Flickr Sunsets on 8/31/11 na Tenda da Matriz ©Érika Garrida

A segunda obra da mostra é o resultado de recortes que Penelope fez do reflexo da tela de televisores colocados à venda no site de classificados Craigslist. A página é a mesma que outro palestrante, Evan Baden, usa para encontrar suas modelos.

De tanto observar ela descobriu que algumas das tevês alí anunciadas refletiam imagens da intimidade dos proponentes da venda. E algumas delas tinham o teor pornográfico. “Eu cheguei a me perguntar se estava ficando maluca e vendo coisas”, relembra com bom humor.


Exposição TVs from Craigslist na Tenda da Matriz. No espaço, o público assiste transmissão ao vivo dos Encontros | Entrevistas ©Érika Garrida

Penelope ainda mostrou os trabalhos Views From The Internet e uma reunião de fotos de armários, também tiradas de classicados. No primeiro, acompanhem o raciocínio, ela fez: uma composição de imagens de paisagens, retiradas do fundo das janelas que ilustram ambientes em sites de dicas para organização da casa. E ela apresenta essa obra nas janelas das salas de exposição. A reunião de fotos dos armário veio da percepção, que teoricamente o móvel dá a ilusão de organizar sua vida, mas “vão ficando cada vez mais bagunçados, e ninguém se lembra da proposta inicial”, analisa.

A crítica de arte Juliana Monachesi, responsável por entrevistar a norte-americana, lhe propôs dois títulos para Umbrico. Pode ser uma arqueóloga da imagem, no sentido em que ela escava significados e registros nas imagens (característica mais evidente no projeto das TVs). Ou uma ecologista da imagem, na medida em que ela tem uma atitude sustentável em relação às milhares de fotos que já estão disponíveis. As recicla e cria uma nova.

“Na faculdade sempre dizia que queria colocar um ‘molho de arte’ nas coisas que estão no mundo”, sintetiza.

… Ah! Até agora, ninguém reivindicou a autoria das imagens customizadas por Penelope.

Veja mais posts de

Não gostei!Gostei! (Saldo de votos: +1, Total de votos: 1.)
Loading ... Loading ...




One Comment »

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.