Home » Exposições

Fábulas e Encontros na Fauna Galeria

[ | 6 fev 2012 | One Comment | 1.169 visitas ]

Abrindo a programação de 2012 da Fauna Galeria, dia 9 de fevereiro é inaugurada a exposição coletiva Fábulas e Encontros em São Paulo (SP). Memória, encenação e fantasia foram alguns conceitos que guiaram a curadoria de Georgia Quintas, pesquisadora e professora da pós-graduação em fotografia da FAAP. A exposição traz imagens de Claudia Jaguaribe, Ana Beatriz Elorza, Bruno Vilela, Flavia Sammarone, Ilana Lichtenstein, Luana Navarro e Sheila Oliveira.

Segundo Georgia, “são sete olhares que encontram e percebem a potência que a imagem fotográfica possui de criar histórias e contextos que fabulam sobre a representação visual”.

A fotógrafa carioca Claudia Jaguaribe, representante da geração que, nos anos 1990, se envolveu com as novas tecnologias e o experimentalismo na linguagem, participa com sete trabalhos. Os personagens de Aeroporto (2001), o espaço onírico de Istambul (2009) e a ilusão em camadas de Sala Vermelha (2008) ganham uma edição especial guiada pelo espectro da cor vermelha.


Aeroporto (2001) © Claudia Jaguaribe

A artista plástica e fotógrafa paulistana Flavia Sammarone apresenta a série Heranças (2008). A partir da memória e de tempos íntimos, o trabalho biográfico familiar exercita a relação da projeção de imagens em ambientes vazios e silenciosos com os universos do sonho e do afeto.


Heranças (2008) © Flávia Sammarone

O pernambucano Bruno Vilela apresenta Ofélia (2010), que no campo das fábulas remete à literatura por meio da clássica personagem de Shakespeare. Mundos imaginários são característicos do repertório do artista.


Ofélia (2010) © Bruno Vilela

Utilizando a pose e a encenação como princípio de suas formulações narrativas, os trabalhos da fotógrafa paulistana Sheila Oliveira, Flutuações (2011) e Dores da Alma (2010-2011), devolvem a sensação de imagens sonhadas enfim registradas.


Dores da Alma (2010-2011) © Sheila Oliveira

Da nova geração, nascidas na década de 1980, as fotógrafas Ana Beatriz Elorza (SP), e Luana Navarro, de Curitiba, apresentam autorretratos em Alegoria da ausência (2011) e Do que sou eu não posso dizer que sou (2010), respectivamente.


Alegoria da ausência (2011) © Ana Beatriz Elorza

Por fim, Ilana Lichtenstein (SP) reflete de forma singela, porém abrupta, o que poderia ser um sonho, um instantâneo ou um simples recuso de entrever a lembrança, em Uma e Outra Erupção (2009-2011).


Uma e Outra Erupção (2009-2011) © Ilana Lichtenstein

Exposição coletiva Fábulas e Encontros
Onde? Fauna Galeria :: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 470.
Quando? Abertura 9 de fevereiro de 2012, quinta-feira, 19 horas :: Visitação: de 10 de fevereiro a 24 de março de 2012
Terça a sexta, das 11h às 19h, e sábado, das 11h às 15h.
$? Gratuita
+ info 11 3668 6572

Veja mais posts de

Não gostei!Gostei! (Nenhum voto registrado.)
Loading ... Loading ...




One Comment »

  • iatã cannabrava said:

    Uma bela e feminina exposição, Parabéns Georgia e autores!

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.