Home » Edital

[convocatória] London Festival of Photography

[ | 20 mar 2012 | No Comment | 2.313 visitas ]

Ótima oportunidade para ter seu trabalho projetado internacionalmente: até o dia 29 de março o Festival de Fotografia de Londres está aberto para receber ensaios fotográficos documentais e projetos conceituais com o tema Dentro, fora: Reflexões sobre o público e o privado, tema do festival este ano. As exposições irão acontecer entre os dias 1 e 17 de junho de 2012.


Walter Joseph – British Library exhibition © Andre Penteado

O assunto explora as mudanças na fronteira entre o público e o privado, tanto no conceito físico quanto metafórico das palavras, e as consequências sociais destas mudanças. O festival busca trabalhos que respondam a este tema de forma ampla, com ensaios que permeiam desde a privatização dos espaços públicos até os resultados provenientes de histórias extremamente pessoais trazidas para a esfera pública. Leia mais sobre o tema, aqui.


Entente Cordial – St Pancras International exhibition © Andre Penteado

“Ano passado recebemos mais de 4 mil trabalhos de fotógrafos de 111 países diferentes, e temos recebido ainda mais esse ano. O Brasil veio em 4º lugar em termos de trabalhos enviados em 2011″, diz Athina Kontonikolaki, da Shoot Experience, empresa que organiza o festival.


Bus shelter exhibition

Em 2012, o evento acabou se expandindo e mudou o nome, que era London Street Photography Festival. Com mais de 30 mil visitantes, um dos destaques ano passado foi a exposição Vivian Maier, a Life Unconvered.

“Através deste prêmio, os artistas têm a chance de mostrar sua produção para um público influente dentro da indústria fotográfica do Reino Unido, além da oportunidade de fazer e manter contato com diversos fotógrafos e agentes culturais durante a exibição de seu trabalho”, afirma a curadora do festival Grace Pattison.

E pra participar, como faz?

Os trabalhos que podem participar são divididos em duas categorias: ensaio (apenas mídia fotográfica) e multimídia. Segundo a organização, a ênfase do prêmio está na capacidade visual de contar histórias, e as imagens e projetos devem trabalhar em conjunto incluindo algum tipo de estrutura narrativa. Não serão premiados trabalhos comerciais ou imagens individuais.

O prêmio é aberto para qualquer fotógrafo maior de 18 anos de qualquer nacionalidade, mas os projetos deverão ser enviados em inglês.

Dois ganhadores de cada categoria receberão:

  • Um prêmio em dinheiro no valor de £1.000;
  • Um espaço privilegiado para exibir seu trabalho durante o festival de 2012;
  • Viagem para Londres com todas as despesas pagas para a cerimônia de premiação e abertura da exposição;
  • Divulgação internacional da exposição e do artista

Mais informações aqui.

Veja mais posts de

Não gostei!Gostei! (Saldo de votos: +1, Total de votos: 1.)
Loading ... Loading ...




Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.