Home » O Festival

Por dentro da programação: Galeria Experiência

[ | 3 ago 2012 | No Comment | 1.287 visitas ]

Em setembro, o coletivo Galeria Experiência comanda duas atividades do Paraty em Foco

Noites de Projeção

Um grupo de 12 jovens fotógrafos foi convidado pela Galeria Experiência para criar um trabalho coletivo, que será exibido em uma das famosas noites de projeção do Festival. São eles: Ana B., Breno Rotatori, ÉriKa Garrido, Ênio Cesar, Eduardo Vieira, Fernando Sciarra, Ilana Lichtenstein, Isadora Brant, Kosuke Arakawa, Luiza Sigulem, Renata Chebel e Tomaz Valentim.

Cada um produzirá sua obra com base no vídeo feito pelo artista anterior e, como num telefone sem fio, ninguém terá acesso ao material integral antes da finalização. Assim, será criada uma narrativa visual em sequência, da qual só se conhece a última página. O resultado será uma junção de imagens conectadas pela resposta do fotógrafo seguinte.

Logo após a projeção, haverá uma conversa entre os artistas, mediada pelo curador catalão Claudi Carreras, sobre como se deu o elo. “Para nós, essas conexões fotográficas documentam uma forma de pensar e entender o mundo, a arte, a fotografia, o cinema”, afirma o coletivo.

Dica: curta a cidade durante o dia e chegue cedo pra garantir seu lugar, porque a Tenda costuma ficar lotada!


Frame do primeiro vídeo da corrente

Workshop Retrato em movimento: A conquista da intimidade

Como retratar pessoas de maneira que elas dividam sentimentos, pensamentos e memórias com o fotógrafo? Nos dias 27, 28 e 29, a Galeria Experiência trabalhará o conceito do retrato em movimento, abarcando nuances do tempo que uma foto não alcança e procurando refletir a intensidade e complexidade do retratado. O coletivo vem desenvolvendo trabalhos de vídeo com uma linguagem muito pessoal, usando uma metodologia que direciona depoimentos para um registro mais intimo.

No primeiro dia de workshop, o grupo discute as referências, propostas e o tema abordado, além de definir a forma e formato que guiará os vídeos produzidos pelos inscritos. O segundo dia será de saída a campo para recolher material. Já no último dia, o grupo se reencontra para editar e finalizar as obras. Os vídeo-retratos produzidos serão publicados no Vimeo do Paraty em FocoConfira aqui mais detalhes e inscreva-se.

Veja mais posts de

Não gostei!Gostei! (Nenhum voto registrado.)
Loading ... Loading ...




Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.